Páginas

Mostrando postagens com marcador História. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador História. Mostrar todas as postagens

sábado, 30 de março de 2013

A Lei do Selo, do Açúcar e do Chá

    A lei do Selo Foi uma lei criada em 1765 pelo Parlamento Inglês, para a colônia, e obrigava que todos os documentos, sejam eles legais, comerciais, jornais e até os baralhos tivessem o selo da Metrópole, este selo deveria ser comprado a Inglaterra.


    A lei do Açúcar foi criada em 1764 pelo Parlamento Inglês e proibia a importação de rum e taxava a importação de açúcar de qualquer lugar que não as Antilhas Inglesas. Esta lei prejudicou o triângulo comercial que eram os processos de um comércio, por exemplo, em uma colônia americana do norte era produzida uma embarcação, esta embarcação ia em direção as Antilhas inglesas e comprava cana de açúcar e melado usados na produção de rum, o rum era usado na compra de escravos e estes eram vendidos para as Antilhas e colônias do Sul.


    A lei do Chá foi criada em 1773 pelo Parlamento Inglês e dava o monopólio do chá a Companhia das Índias Orientais o que tirava o comércio do chá das colônias da América do Norte.


    Todas essas leis resultaram no descontentamento da população que se agarrava as assembleias que eram as únicas que podiam cobrar imposto, assim  alguns colonos fizeram organizações para realizar boicotes no comércio Inglês, a Inglaterra revogou em 1766 a lei do Selo, mas em compensação afirmava que era direito dela criar impostos para as colônias.
    A lei do Chá acarretou na Festa do Chá, ocorreu uma reação violenta em Boston, o núcleo de oposição do governo inglês, ocorreu o contrabando de chá e até queimaram um navio inglês.

A América Inglesa

    No século XVII a América Inglesa estava dividida em 13 colônias que apresentavam certas diferenças políticas, culturais e religiosas. As colônias do Norte e as colônias do Sul, ao norte era de Massachusetts a Delaware.
    As colônias do norte eram caracterizadas por pequenas e médias propriedades onde prevaleciam o trabalho familiar, os trabalhadores assalariados e os servos temporários (pessoas que tinham suas despesas de viagem custeadas por proprietários de terra e em troca trabalhavam nas suas terras por alguns anos).


    Essas colônias do norte não tinham metais preciosos nem matérias-primas consideráveis, então viviam de produção agrícola de subsistência, pesca, indústria madeireira, artesanato, etc. Tudo era voltado para o mercado interno colonial, o Norte era conhecido como "Nova Inglaterra".


    Muitos refugiados e sentenciados de morte escolhiam vir trabalhar na América.
    No sul estavam as colônias da Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia, a produção era voltada para o mercado externo. Produziam também tabaco, anil, arroz e algodão em grandes latifúndios. Usavam além de servos temporários, escravos, primeiro os indígenas depois os negros africanos como mão-de-obra.

 
    Ao contrário de Portugal e Espanha o governo inglês não participou da fundação das colônias, apenas autorizava a entrada e saída de pessoas na América e tolerava a fuga de perseguidos. desde o início a coroa inglesa deu autonomia política para as colônias. Podemos perceber que América Inglesa  era um lugar de muita tolerância religiosa, as colônias também tinham assembleias de homens elegidos pela população subordinada a um homem elegido pela coroa.
 



sexta-feira, 29 de março de 2013

A Idade do Ouro no Brasil



    Os bandeirante foram importantes no processo da descoberta do ouro no Brasil, eles sempre foram representados como uma figura heroica e responsável pela descoberta de metais e pedras preciosas, sim em boa parte (eu falo o resto no assunto de Bandeiras e Bandeirantes).


    Até o século XVII as atividades de mineração não prosperavam na América Portuguesa (lembrando que a América Espanhola era conhecida pela mineração) e as terras que pertencem hoje a Minas Gerais pertenciam ao sertão da Vila de São Paulo.


No final do século XVII o ouro foi descoberto naquela região, estava presente nas rochas, no solo e no leito dos rios, a partir daí houve uma corrida, uma grande movimentação interna colonial, colonos, pessoas de todas as colônias e até escravos foram em direção as Minas para obter riquezas. Lembrando-se que naquela época também houve a descoberta de diamantes que estavam presentes tanto nos leitos dos rios quanto nas gargantas das montanhas.


    No início do século XVIII, o ouro era abundante e encontrado em qualquer lugar, a partir daí a Coroa Portuguesa  passou a ter uma administração mais rígida sobre a mineração, distribuiu terras a serem exploradas. Cada jazida mineral era dividida em lotes, chamados datas. O descobridor da jazida ganhava 2 datas, a Coroa ganhava 1 data e os demais lotes eram divididos entre os interessados.
    Quem tivesse 12 escravos ou mais ganhava 1 data e quem tivesse menos ganhavam lotes menores em comparação com a quantidade de escravos que tinha. O Rei Português também cobrava um imposto para a quantidade de escravos usada, capitação. O quinto, o ouro descoberto era levado para as casas de fundição que eram do império , assim o rei cobrava a quinta parte do ouro.


    A vida na sociedade mineradora era bastante instável, as cidades daquela época eram o oposto das cidades no Nordeste açucareiro, o povo só pensava nas riquezas e prazeres da vida, assim eles eram abastecidos pelo ouro e quando acabava o ouro em um lugar, muitas pessoas se mudavam. Esta peregrinação diminuía a importância econômica de várias cidades.


    Com a mineração o preço dos alimentos de subsistência subiram a altos preços e não só alimentos, muitos artigos também aumentaram de preço. Umas pessoas eram ricas e outras eram pobres, e até pessoas de alto padrão para manter sua posição social se endividaram, nesta época começaram os jogos de azar, a prostituição, o contrabando e os assaltos.
   

    A economia da metrópole também cresceu, grandes obras foram erguidas em Portugal, e a metrópole tinha mais poder sobre a colônia, as estradas começaram a ser vigiadas e só podia explorar as Minas quem tivesse autorização da coroa, assim o preço da mão-de-obra também cresceu.


    Podemos perceber que o sistema colonial na época da mineração se modificou muito do antigo sistema colonial com as bases econômicas no plantation. E que a mineração não mudou somente as bases econômicas mas as bases físicas também.